domingo, 12 de julho de 2015

DESENVOLVO MINHA ESPIRITUALIDADE MAIS NÃO TENHO RELIGIÃO

O IBGE já publicou sua pesquisa afirmando que a cada ano no Brasil cresce o número de pessoas que se diz crer em Deus, mas não está ligada a nenhuma religião institucional.

O filósofo americano Sam Harris afirma que é possível ter experiências espirituais sem passar pelo caminho da religião. Ele é um dos principais defensores de uma corrente chamada Novo Ateísmo.

Ele conta que em visita ao monte das grandes bem-aventuranças foi invadido por uma profunda felicidade, que silenciou seus pensamentos. Entretanto para ele não houve uma experiência de transcendência religiosa, mas apenas uma expansão da consciência, natural e ordinária.

Em seus livro “Despertando”, recém-lançado nos Estados Unidos, mostra como é possível chegar à transcendência e a mais plena felicidade sem se aproximar da essência divina. Mais que isso, ensina técnicas como, meditação, respiração e até uso de alucinógenos, que facilitam o até a espiritualidade dos ateus.
"A espiritualidade deve ser distinta da religião. Pessoas de todos os credos e aquelas que não têm fé alguma têm os mesmos tipos de experiências espirituais. Um princípio mais profundo deve estar em funcionamento", afirma Harris.

É esse "diamante escondido" que o filósofo pretende arrancar das religiões, usando para isso os últimos achados científicos sobre o cérebro e, principalmente, seu ceticismo ferrenho. Harris acredita apenas no que pode ser provado por experimentos científicos e, portanto, alma, Deus ou revelações da essência superior não entram na espiritualidade que defende em seu livro.

Na descoberta do filósofo, transcendência e amor incondicional são algumas das experiências mais importantes que as pessoas têm em suas vidas. Mas a maioria delas interpreta esses episódios pela lente da religião. Isso não faz sentido, porque cristãos, muçulmanos, judeus, budistas e ateus têm o mesmo tipo de experiências. Então sabemos que nenhuma dessas doutrinas religiosas incompatíveis pode ser a melhor explicação para seu significado.

Na sua visão, espiritualidade é um processo de descoberta de algumas coisas sobre a natureza da consciência por meio da introspecção. A consciência não é um espaço delimitado, ela pode ser alterada ou expandida. A espiritualidade é essa transcendência do eu.

A espiritualidade continua sendo o grande vazio das doutrinas seculares, do humanismo, do racionalismo, do ateísmo e de todas as outras posturas defensivas que homens e mulheres assumem diante da presença da fé irracional. Mas há um caminho do meio entre fazer da espiritualidade uma experiência religiosa e não ter espiritualidade alguma. O caminho é buscar desenvolver sua espiritualidade sem se prender a uma religião instituída.


Nenhum comentário:

Postar um comentário