sábado, 16 de janeiro de 2010

ACERCA DA DOUTRINA DAS PRIMÍCIAS – UMA NOVIDADE QUE USURPA A HERMENÊUTICA E SULAPA O BOLSO DOS FIÉIS


01). ANÁLISE BÍBLICA DO TERMO ‘PRIMÍCIAS’
1.1. Hebraico: re´shiyth (Gn 43.9; Ex 23.19; Lv 2.12; Nm 15.21; Dt 18.4)
• Primeiro, começo, melhor, principal, parte principal, parte selecionada.
1.2. Hebraico: bakowrah (Gn 4.4)
• Direito do primogênito, primogenitura, direito do primeiro filho.
1.3. Hebraico: bikkuwr (Ex 34.22; Lv 2.14; 23.17; 23.20; Nm 13.20; 28.26; 2 Rs 4.42; )
• Primeiros frutos –
a). as primícias da colheita e das frutas maduras eram colhidas e oferecidas a Deus de acordo com o ritual do Pentecostes;
b). o pão feito dos grãos de trigo oferecidos no Pentecostes;
c). o dia das primícias.
1.4. Grego: aparche (Rm 8.23; 11.16; 16.5; 1 Co 15.20; 15.23; Ap 14.4)
• Ofertar primícias ou primeiros frutos, tirar os produtos frutos da produção da terra que era oferecida a Deus. A primeira porção da farinha das quais os pães sagrados eram preparados. Daí o uso do termo para pessoas consagradas a Deus para sempre.
02). COMENTANDO OS TEXTOS
2.1. Quando o termo bakowrah é usado pela primeira vez na Bíblia (Gn 4.4), primícias está relacionado a primogenitura ou o direito do primeiro filho;
2.2. Relacionado a ritual religioso está como definição e indicação a festa do Pentecostes. Festa que celebrava os primeiros resultados da colheita (primícias);
2.3. No no NT o termo passou a ser usado para pessoas consagradas a Deus para sempre e ao privilégio dada pelo Senhor aos salvos.
• A idéia do NT não é o crente oferecer a primícias a Deus. Nós somos os frutos do trabalho do Senhor (paixão e morte de Cristo), que fomos colhidos por Cristo e oferecidos a Deus. Neste sentido todo crente é a primícias de Deus.
• Outra idéia, extraímos de Paulo aos Romanos que nos ensina que a primícias é um presente que Deus dá aos fiéis, ele chama de “as primícias do Espírito”. Ter estas primícias significa estar estritamente unida a uma pessoa ou a alguma coisa (esta é a idéia do verbo primário “echo”= ter) (8.23);
• Neste sentido o NT empresta a idéia de primícias do AT e a reinterpreta, dando a ela um sentido espiritual, excluindo da igreja qualquer pratica relacionada ao ritual das festas judaicas.
• Jesus é apontado como a primícias na ordem da ressurreição (1 Co 15.23);
• Os regenerados são as primícias das criaturas de Deus (Tg 1.18);
• As pessoas consagradas a Deus são tidas em Ap 14.4, como sendo as primícias do Senhor.
2.4. Portanto nenhuma autoridade bíblica, hermenêutica, exegética e teológica existe para aqueles que afirmam que a prática das primícias é uma oferta especial que deve ser destinada ao pastor, posto que ele representa o sacerdócio pelo qual os crentes é abençoado. Usar este modelo além de um equívoco bíblico é um engano ao povo desprovido de conhecimento.
03). UMA ANÁLISE DO TEXTO MAIS UTILIZADO PARA EM DEFESA DESTA PRÁTICA (2 Rs 4.42-44)
3.1. O homem de Baal-Salisa (v.42) – O homem neste texto não denota nenhuma especialidade ele é ‘iysh termo hebraico para ‘homem’, ‘pessoa humana’, ‘alguém’. Baal-Salisa, um lugar em Efraim, próximo a Gilgal.
3.2. Eliseu, o homem de Deus – “Homem de Deus”, título usado para governantes, juízes. Eliseu é um profeta, não um sacerdote. O profeta é aquele que anuncia ou fala em nome de Deus. Os profetas do AT prefiguram Cristo. O dom de profecia ou o profeta das comunidades carismáticas primitivas do NT, não são uma representação do profetismo veterotestementário. Neste caso, Eliseu como profeta, pode figurar o ministério profético de Cristo, e não o pastor, como é conhecido hoje em nossa congregação evangélica.
3.3. “Os pães das primícias” – Neste caso primícias aqui é as primícias da colheita e das frutas maduras que eram colhidas e oferecidas a Deus de acordo com o ritual do Pentecostes; o pão era feito dos grãos de trigo oferecidos no Pentecostes. Tudo o que se oferecia a Deus se oferecia, todavia o ‘homem de Deus’ (Eliseu), recebia a oferenda numa espécie de intermediário entre Deus e o homem de Baal-Salisa. Seria uma prefiguração de que o pastor (também homem de Deus), deve intermediar a entrega do presente, (primícias), do fiel a Deus? A resposta é não. Porque esta idéia é insustentável. Vejamos:
• Primeiro, porque não há paralelo entre o Eliseu e o Pastor no NT, a não ser que ambos anunciam a Deus. Pastor não se originou no NT como um paralelo ao profeta do AT.
• Segundo, as primícias, de acordo com a palavra hebraica neste texto [bikkuwr], é usada como as primícias ligadas a um ritual da festa do Pentecostes, e a igreja não celebra esta festa, no sentido do AT, nem há indicações ou prescrições para tal celebração no NT. Ela é restrita ao povo de Israel.
• Terceiro, de modo prático, primícias atualmente está significando presentes, não a Deus, mas ao pastor. Ainda que se diga que ‘espiritualmente’ falando o fiel está dando a Deus, não se sustenta pelo fato que o entendimento do NT é que o crente (como um todo), já é a primícias do Senhor, não havendo mais necessidade de um ‘ato físico’, para tal representação. O único ato necessário nesta caso, é a fé em Cristo, que nos colheu e nos ofereceu a Deus, como fruto do seu sacrifício vicário (Is 53).
3.4. Eliseu não ficou com as primícias, mas deu ao povo (vs.42a- 44) – Aqui se dispensa comentário. Eliseu não ficou com ‘os presentes’ do homem de Baal-Salisa, ele mandou que fosse repartido com o povo. O povo comeu o presente. Ora, usar o texto literalmente em certos sentidos e figuradamente em outros sentido é fazer hermenêutica de conveniência.
Querem praticar as primícias? Dêem ao pastor e peça a ele que redistribua entre os irmãos necessitados da igreja. É provável que haja bastante gente dentro de nossas igrejas mais necessitadas que nossos ‘homens de Deus’. Só esperamos que tais homens se espelhe na liberalidade do profeta que insiste em dizer: “Dá ao povo”. E não: “Dai-nos, povo”!

6 comentários:

  1. É incrível como tudo começa a fazer sentido, quando nos é aberto o entendimento. A leitura da Bíblia fica prazerosa, mais vibrante.
    Parabéns Pr Pedro Rocha, que o Espírito de Deus lhe mantenha nessa força!

    Nota: "Fazer hermenêutica de conveniência". Essa prática retrógrada- pra não dizer criminosa- é que parece agradar o povo; afinal é mais confortável. Deus tenha misericórdia de nós.

    Márcio Valério. IBNVA

    ResponderExcluir
  2. Pedrão escreva mais, estou aguardando pra ler.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia todos querem saber de prosperidade, no sentido material mesmo. Até certos pastores de igrejas ditas sérias estão começando a caminhar por esse terreno perigoso. Eliseu não tinha salário. Será que os pregadores dessa prática vão deixar de receber os salários de suas igrejas para receber apenas as primícias?

    ResponderExcluir
  4. BOA ESSA SUA EXPLICAÇAO, E É BEM VERDADE QUE ESTAMOS VIVENDO TEMPOS DIFICEIS. EU NAO SOU PASTOR ,MAS SEI QUE O OBREIRO É DIGNO DO SEU SALARIO. O SACERDOTE ARAO RECEBIA 20 CICLOS POR CADA TEMPO E ELE FAZIA A OBRA...ORA,NAO VAMOS DAR DESCULPAS QUE O DINHEIRO ESTA CORROMPENDO ALGUEM,APENAS TEM GENTE QUE NAO ESTA FAZENDO O SEU TRABALHO...O PASTOR TEM QUE PAGAR PREÇO PELAS OVELHAS, ORAR JEJUAR E TUDO MAIS. TEM QUE ESTAR NA BRECHA.PARABENS PELA SUA EXPLICAÇAO.

    ResponderExcluir
  5. Eta povo quando alguem defende o real todo mundo gostaaaaaa.

    ResponderExcluir