sábado, 20 de fevereiro de 2010

UM GRANDE CIRCO CHAMADO ‘IGREJA’


Quando era menino ia sempre ao circo, gostava de cada espetáculo oferecido, demorei me cansar e perceber que os espetáculos eram repetição do repertório a cada show. Continuei indo ao circo, agora com minhas filhas, no início era uma festa, depois como eu, descobriram que tudo era uma mera repetição. Paramos de ir. É tudo a mesma coisa, repetição e nada mais. Um espetáculo, mas repetido.
Agora quando entro numa igreja, (nem todas é claro), tenho a sensação de ouvir o dirigente do culto anunciar: “respeitável público vai começar o maior espetáculo da terra, venham, se achegam, o culto vai começar”.
E logo vejo os ministros de louvor com seu malabarismo envolvente. Luzes, fumaça, bailarinas se retorcendo e um frenesi imensurável, um show, um verdadeiro espetáculo.
E o mágico! Esse é fantástico. Usando todo o seu poder de sedução consegue fazer sumir o dinheiro do bolso da platéia e aparecer dentro de uma caixa previamente preparada que fica a frente do grande picadeiro.
O palhaço é uma graça. Ele chega vestido de deputado (terno e gravata), e tudo o que ele diz é aplaudido e em grandes gargalhadas é consumido. É passinhos imitando o rei do pop, tom de voz imitando outros “palhaços famosos” que arrastam multidões ao grande circo. É besteirol em cima de besteirol. Tudo devidamente programado para que o povo possa se alegrar, afinal, a platéia foi ali para se divertir. Nada de palavras que causem choro, gemidos de arrependimento, mudança de vida, retorno. Nada disso. O povo precisa se divertir e vieram ao lugar certo, ao Grande Circo da Fé – que popularmente se chama igreja.
Um amigo meu segregou aos meus ouvidos uma revelação de um famoso apóstolo que afirma que esta é a geração da transformação da igreja. Não sou contra a transformação da igreja. Ela precisa mesmo de ser transformada. Mas precisava ser num CIRCO???

Um comentário:

  1. concordo em genero numero e grau... saudades de vc pastor e meu grande professor... saudade tamanha que sem que percebesse... deixei rolar uma lagrima... bjux da anja...

    ResponderExcluir