sexta-feira, 17 de setembro de 2010

POR QUE ME TORNEI A-RELIGIOSO

Eu tenho sérios problemas com a religião. Desgostoso com a religião, dificilmente vocês não irão me ouvir ou ler a respeito de minhas críticas a esse mal terrível que é a religião. Mas não quero apenas criticar, quero também apresentar algumas razões para a minha acidez sobre a religião.

1. A religião é apenas um reflexo - A religião é um reflexo apenas do homem de si mesmo, buscado na realidade fantástica do céu, de onde ele busca um modelo de super-homem, para consolá-lo em suas fraquezas e debilidades, com isso a religião castra e limita as possibilidades de luta do homem, tornando-o dependente do céu e dos rituais que o coloca em contato com este céu;

2. A religião é uma criação do homem que se perdeu de vez - A religião é criada pelo homem como a sua autoconsciência e auto- consentimento de que está perdido e ainda não se encontrou ou que se perdeu de vez, não lhe restando outra opção se não o altar da religião, gerando um escapismo do mundo do qual ele é filho e produto. Isso o leva a lutar ou transferir sua revolução diária para o “outro mundo”, gerando uma fuga da realidade;

3. “A religião é o ópio do povo” – Tomando emprestada a célebre frase de Karl Marx aceito sua teoria que “A religião é o soluço da criatura oprimida, o coração de um mundo sem coração, o espírito de uma situação carente de espírito. É o ópio do povo.” (Karl Marx)

4. A religião é promotora de uma felicidade ilusória no povo - É a forma encontrada para cegar e ensurdecer o povo que vive num vale de lágrimas, muitas das vezes provocada pelos governantes com aquiescência dos sacerdotes mentores deste engano. O homem precisa acordar, agir e organizar sua realidade como um homem que recobrou sua razão e levantou de seu sepulcro existencial.

5. A religião é apenas um sol fictício que se desloca em torno do homem enquanto este não se move em torno de si mesmo. Tornando-o auto-alienado, não se importando com sua história nem com a história de seus circunstantes. Não vendo o mundo como ele é nem exercendo sua missão transformadora, pois o mesmo está impelido pela esperança de um discurso apocalíptico em que finalmente as coisas serão o que terão que ser.





2 comentários:

  1. Olá Pedro!

    Belo blog, parabéns! Também sou professor de teologia, mas de interpretação bíblica, e também tenho um blog onde posto análises e desabafos...

    Acabo de conhecer seu blog e vou lê-lo com mais calma, especialmente o texto sobre a concepção mitológica do NT, com a qual concordo. Estou escrevendo sobre o mesmo tema.

    www.compartilhandonoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não vim para explicar. Tampouco sou eu quem conduz a luz. Vim para perguntar de que deuses se fala neste tempo?
    No início eram os do Olimpo.
    Depois vieram tantos outros.
    Pensem comigo! Com a globalização de interêsses comerciais, naturalmente humanos, quem serão os próximos? Jesus?.......Buda?......talvez Maomé?
    Quem sabe se nosso novo deus não é aquele que tudo sabe. Esta em todos os lugares. Ouve todas as preçes. Faz milagres ainda fora da alçada humana. Deixa-nos suas palavras. Constrói o mundo a cada dia...... está sempre conosco. Quem é ele? O COMPUTADOR.

    ResponderExcluir