segunda-feira, 25 de abril de 2011

PORQUE SAÍ DO MOVIMENTO EVANGÉLICO

Há muito que postei um artigo neste blog intitulado: “vou deixar de ser evangélico...” e mencionava as razões para uma possível desistência. Hoje já não me considero um “evangélico” do ponto de vista do “movimento evangélico” e abaixo exponho simplificadamente minha maneira de pensar neste momento e que me coloca na contramão do que chamamos hoje de “igreja evangélica”.


1. Por causa da fragilidade teológica e doutrinária;

2. Porque o conteúdo da fala dos “evangélicos” é baseado em chavões e experiências místicas sem ao menos o conteúdo básico hermenêutico necessário;

3. Porque a Igreja nascida deste movimento está mais entusiasmada com o seu próprio crescimento que a verdade bíblica “é Cristo que dá o crescimento”;

4. Porque o parâmetro de bênção nesta igreja deixou de ser “segundo a tua vontade”, para ser “segundo o que eu plantei” ou o “que eu determinei”;

5. Porque a exigência do “andar na bênção” funciona apenas com uns poucos “fiéis” e por um “pouco” de tempo até vir à decepção;

6. Porque este movimento anuncia mais o seu “P.A.C.” (PROGRAMA DE ACELERAMENTO E CRESCIMENTO DE IGREJA), do que o conteúdo do Evangelho;

7. Porque a identificação deste movimento é com os “valentes”, “soldados”, “guerreiros” e “vencedores”; os sofredores, “a cana retorcida” o “pavio queimado” que se dane...

Eu saí. E se você estiver sufocado, não podendo respirar o ar puro das “boas novas”, te convido: saia do barco e venha ter com Jesus sobre as águas, onde segurança não há, senão, a poderosa mão do Salvador.

2 comentários:

  1. Interessante,

    Certa vez vi um missiólogo afirmando que a igreja terminaria como Cristo, ou seja, terminaria crucificada. No momento em que vi aquela expressão achei estranha, mas quanto mais o tempo se passa tenho maior convicção de que a VERDADEIRA IGREJA realmente está sendo crucificada. NA VERDADEIRA IGREJA não há tanto glamour pirotécnico. Nela não há tantas promessas infundadas. Lá o sofrimento pelo amor é, muitas vezes, retribuído com chicotadas. Ainda existe a injúria contra esta IGREJA. Esta IGREJA é perseguida por causa da justiça. Esta IGREJA esta com uma quantidade pequena de fiéis. Esta IGREJA está ficando sem expressão. Esta IGREJA está caminhando para o seu destino, o de morrer com Cristo para que nEle seja ressuscitada.

    ResponderExcluir
  2. Para mim, "Igreja", no sentido de instituição é uma criação de Satanás... Ele fez isso para prender as ovelhas de Cristo num aprisco, onde elas aprendem e sabem apenas akilo q ele quer que saibam...Ou seja, doutrinas estranhas ao verdadeiro Evangelho, essas coisas de prosperidade e milagres já me encheram o saco, tanto que eu tbm resolvi deixar a instituição chamada de igreja...

    Seguir a Cristo é muito mais que à igreja aos domingos, cantar as mesmas canções q estão famosas, se fingir de santo e "tomar a ceia" exigindo bênçãos, milagres e prosperidade financeira...

    ResponderExcluir