sexta-feira, 12 de agosto de 2011

LILITH – A ‘OUTRA’ DE ADÃO QUE A BÍBLIA NÃO QUIS CONTAR

Existe uma polêmica extraída de algumas lendas do folclore assírio, babilônico e hebraico que afirma ter Adão uma ‘outra’ mulher antes de Eva ser criada.

Baseado nos texto bíblicos de Gn 1.27; 2.18,22 alguns estudiosos vêem a possibilidade da mulher criada em Gn 1.27 ser a tal Lilith.

Existem insinuações de que Lilith pode ter sido retirada da Bíblia durante o Concílio de Trento, a interesse da Igreja Católica, para reforçar o papel das mulheres como devendo ser submissas, e não iguais, ao homem. Porém muitas pinturas e esculturas a retratam como a serpente que tentou Eva a comer o fruto do conhecimento.

Uma interpretação possível é de que ela seja a mulher que Caim encontrou depois de ser expulso e, portanto, tendo com ele seu primeiro filho, Enoque e fundando uma cidade de mesmo nome.

Nas bíblias atuais seu nome aparece uma única vez, em Isaías 34:14: "E as feras do deserto se encontrarão com hienas; e o sátiro clamará ao seu companheiro; e Lilith pousará ali, e achará lugar de repouso para si." Nas traduções recentes da Bíblia a palavra Lilite é substituída por demônio ou bruxa do deserto. Fantasma, na Revista e Atualizada.

A Versão da Bíblia do Rei James, traduziu a palavra “Lilith”, por “coruja”. João Ferreira de Almeida, nesta passagem relata que “… os animais noturnos ali pousarão”, não havendo menção da coruja, como é frequentemente, muito embora erroneamente, citado no Brasil (tratando-se de um claro exemplo da forte influência da cultura anglo-saxã no mundo lusófono atual).

No folclore popular hebreu medieval, ela é tida como a primeira mulher criada por Deus junto com Adão (Gn 1.27), que o abandonou, partindo do Jardim do Éden por causa de uma disputa sobre igualdade dos sexos, passando depois a ser descrita como um demônio.

De acordo a interpretação da criação humana no Gênesis feita no Alfabeto de Ben-Sira, entre 600 e 1000 d.C, Lilith foi criada por Deus com a mesma matéria prima de Adão, porém ela recusava-se a "ficar sempre por baixo durante as suas relações sexuais". Na modernidade, isso levou a popularização da noção de que Lilith foi a primeira mulher a rebelar-se contra o sistema patriarcal e a primeira feminista.

Nos livros sagrados do judaísmo o mito de Lilith está inserido numa versão não oficial da antropogênese. Há referências no Talmud, no Zohar e no Tora. Enredos confusos envolvem a personagem: ora aparece como a mulher insubmissa, que precedeu Eva mas, por sua rebeldia, foi expulsa do Paraíso; ora, é personificação que se refere a uma espécie de "história não contada" de Eva.

Outra versão, apresenta razão diferente para a revolta de Lilith. A primeira mulher de Adão, a tradicional Eva, teria tido filhos. Entretanto, os anjos, enciumados por causa das atenções de Deus para com o homem, vingativos, mataram impiedosamente as crianças. Embrutecida pelo infortúnio supremo, Eva transforma-se em Lilith e abandona o Jardim das Delícias.

A imagem mais conhecida que temos dela é a imagem que nos foi dada pela cultura hebraica, uma vez que esse povo foi aprisionado e reduzido à servidão na Babilônia, onde Lilith era cultuada, é bem provável que vissem Lilith como um símbolo de algo negativo. Vemos assim a transformação de Lilith no modelo hebraico de demônio. Assim surgiu as lendas vampíricas: Lilith tinha 100 filhos por dia, súcubus quando mulheres e íncubus quando homens, ou simplesmente lilims. Eles se alimentavam da energia desprendida no ato sexual e de sangue humano. Também podiam manipular os sonhos humanos, seriam os geradores das poluções noturnas. Mas uma vez possuído por uma súcubus, dificilmente um homem saía com vida.

Há certas particularidades interessantes nos ataques de Lilith, como o aperto esmagador sobre o peito, uma vingança por ter sido obrigada a ficar por baixo de Adão, e sua habilidade de cortar o pênis com sua vagina segundo os relatos católicos medievais. Ao mesmo tempo que ela representa a liberdade sexual feminina, também representa a castração masculina.

Nos dois últimos séculos a imagem de Lilith começou a passar por uma notável transformação em certos círculos intelectuais seculares europeus, por exemplo, na literatura e nas artes, quando os românticos passaram a se ater mais a imagem sensual e sedutora de Lilith, e aos seus atributos considerados impossíveis de serem obtidos.

Como se pode notar as lendas em torno desta “outra” mulher de Adão, pode ser confusa e enigmática, no entanto desta imagem lendária se extrai várias ênfases para a vida e para os movimentos sociais-teológicos-religiosos, como por exemplo a emancipação feminina.

Devemos ter conhecimento de todos os fatos, ainda que estranhos a nossa fé, sabendo que muitos aceitam ou pregam sua crença a partir deles, porém a bíblia nos adverte a viver nossa devoção “Não dando ouvidos às fábulas judaicas, nem aos mandamentos de homens que se desviam da verdade.” Tito 1:14.

8 comentários:

  1. Ouvi falar de Lilith na minha aula de Teologia, fiquei confusa, mas o post ajudou a esclarecer minhas dúvidas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. se for isso então a lilith é a prostituta da babilonia

    ResponderExcluir
  3. Eu ouvi falar qu lilith era o espírito da morte...

    ResponderExcluir
  4. Lilith a princípio era tão criatura como Adão... este que era o problema, pois sendo igual a ele teria que se submeter a ele. Não é "espírito da morte", nem "prostituta da Babilônia", não se chama de prostituta a primeira esposa de uma pessoa apenas porque ela tinha razões para discordar de certas coisas. Tendo sidos criados sem infância, Adão, Eva e Lilith tinham maturidade limitada, por isso os três cometeram erros na história. Eram como crianças sem assimilarem a experiência com que tinham nascido. Deus criou três crianças em corpo de adultos, e os cobrou como adultos. Crianças não entenderiam porque devem obedecer coleguinhas de sala na escola, como Lilith também não entendeu submissão. Uma criançanão entendia porque não poderia experimentar um fruto do cesto da fruteira, saciando sua curiosidade, como Eva, uma criança não poderia deixar de acreditar naquela que falaram que seria sua companheira, como Adão. Eram humanos, eram como crianças, foram cobrados como adultos, punidos como adultos, sendo criaturas foram julgados como criadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei de sua resposta..
      porem a bíblia relata que devemos ser submissa aos homens e essa criatura não quis ser...

      Excluir
    2. Ae brother bem pensado a sua resposta velho, surpreso aqui...

      Excluir
  5. como uma criança poderia por nome em todos os animais?

    ResponderExcluir
  6. Não pões, ate hoje tem espécies de animais que não tem nome e que estão sendo descobertas. Além de não ser todos os animais existentes no princípio uma vez que eles modificam-se e adaptam-se ao longo da história.
    Concordo com os relatos machistas descritos porque pode-se observar em varias passagens não só da biblia como da história o controle que o homem queria submeter sobre a mulher e Lilith como uma igual não aceitou isso pois como uma semelhante nãobservarque fazer isso. Crianças em corpos adultos como citaram.

    ResponderExcluir