sexta-feira, 14 de junho de 2013

O INFERNO NOSSO DE CADA DIA (2)

O conceito sobre o inferno de fogo começou a ser adotado pela igreja católica principalmente a partir do Século II, bem depois da época dos primitivos cristãos.

Havia uma discordância entre os Pais da Igreja acerca do inferno. Por exemplo, Justino, o ‎Mártir, Clemente de Alexandria, Tertuliano e Cipriano acreditavam que o inferno era um ‎lugar de fogo. Orígenes e o teólogo Gregório de Nissa achavam que o inferno era um ‎lugar de separação de Deus — de sofrimento espiritual. Foi de Agostinho de ‎Hipona, o conceito de que o sofrimento no inferno era tanto ‎espiritual como físico — conceito que passou a ser aceito. Assim já no Século V essa doutrina já prevalecia em toda a parte.

No século XVI, com o advento da Reforma, os protestantes tais como Martinho Lutero e João Calvino ‎entenderam que o tormento ardente do inferno simbolizava passar a eternidade ‎separado de Deus.

No Século XVIII o pregador protestante Jonathan Edwards ressurgiu o aterrorizante inferno e suas chamas com a descrição vívida do ‎inferno em seu famoso sermão “Pecadores Nas Mãos de Um Deus Irado”.

Pouco depois, já no Século XX o fogo do inferno começou a apagar lentamente vindo quase fechar as portas.

No Cristianismo existem diversas concepções a respeito do inferno, correspondentes às diferentes correntes cristãs. A ideia de que o inferno é um lugar de condenação eterna, tal como se apresenta hoje para diversas correntes cristãs, nem sempre foi e ainda não é consenso entre os cristãos.

A título de exemplo resumimos o pensamento de algumas correntes cristãs a respeito do tema. Sendo:

1). Nos primeiros séculos do cristianismo -  Houve quem defendesse que a permanência da alma no inferno era temporária, uma vez que inferno significa "sepultura", de onde, segundo os Evangelhos, a pessoa pode sair quando da ressurreição. Essa ideia é defendida hoje por várias correntes cristãs.

2). Entre os católicos - Para a corrente católica, conduzida pela Igreja Católica Apostólica Romana, o inferno é eterno e corresponde a um dos chamados novíssimos: a morte, o juízo final, o inferno e o paraíso.

3). Entre os protestantes - Para o protestantismo segundo a sua compreensão das escrituras ao morrer ninguém ainda estará no céu ou no inferno mas num lugar de descanso, ao lado de Cristo, ou num lugar de tormento, aguardando conscientemente o julgamento, esse julgamento não é para definir quem será salvo ou não, pois isso será definido em vida, mas para o recebimento das recompensas segundo as práticas boas ou más, isto é o galardão.

4). Para os Espíritas - O inferno, segundo a visão do espírita, é um estado de consciência da pessoa que incorre em ações contrárias às estabelecidas pelas Leis morais, as quais estão esculpidas na consciência de cada pessoa.

5). Islã - No Islã, o inferno é eterno, consistindo em sete portões pelos quais entram as várias categorias de condenados, sejam eles muçulmanos injustos ou não-muçulmanos. Como na crença judaica, para o islamismo o inferno também é um lugar de purificação das almas, onde aqueles que, se ao menos um dia de suas vidas acreditaram que Deus (Allah) é único, não Gerou e nem Foi gerado, terão suas almas levadas ao Paraíso um dia.

6). Budismo - De certo modo, todo o samsara é um lugar de sofrimento para o budismo, visto que em qualquer reino do samsara existe sofrimento. Entretanto, em alguns reinos, o sofrimento é maior correspondendo à noção de inferno como lugar ou situação de maior sofrimento e menor oportunidade de alcançar a liberação do samsara.


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