segunda-feira, 19 de abril de 2010

‘IGREJA’ – A MANIPULAÇÃO DOS DEUSES E DOS HOMENS

Cristo trouxe o Reino de Deus para mais perto da Terra; mas foi mal interpretado, e em lugar do Reino de Deus estabeleceu-se entre nós o reino dos ‘papas’, ‘bispos’, ‘pastores’ e ‘apóstolos’. Credo e ritual passaram a substituir a boa vontade dos homens; em lugar de unidade e paz entre os homens, tais Credos fizeram foi dividir a raça humana. Assim como Cristo em seus dias teve que lutar contra o eclesiasticismo dos fariseus, hoje também nos resta uma luta contra um eclesiasticismo que tem sobrepujado esta concepção de Reino de Deus.
Vivemos uma Igreja de toda sorte de absurdo piedoso, está inculcado em seus altares uma espécie de serviço de cortesania celestial através do qual se pode obter, pela lisonja, o favor do soberano do céu.
Papas, bispos, padres, pastores, ‘apóstolos’ se dão a pervertida missão de enganar os féis prometendo-lhes o favor divino pela compra desde as indulgências medievais até os mais modernos itens de lisonja do todo-poderoso.
É patético observar como são mesquinhos os motivos que estes ‘pregadores’ atribuem à divindade como condições para abençoar seus fiéis. A divindade precisa receber desde o primitivo “melhor bocado”, o “pedaço mais gorduroso” até a capitalista “melhor oferta”, para então conceder seus favores aos pobres mortais mergulhados em sofrimentos.
Mas nesta Igreja não são apenas favores que se compra. A falta de “pagamento” também acarretam ‘cortes’, ‘multas’, ‘juros’ e ‘mora’; todas as taxas são cobradas com castigos na mais exorbitante das escalas.
O Evangelho da boa vontade, do amor fraternal, foi transformado numa religião de prosperidade e poder.
É triste observar que líderes, cuja função é consolar e guiar uma atormentada humanidade com fé, esperança e amor solidário, foi transformado em instrumento de manipulação e opressão teológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário