quarta-feira, 14 de abril de 2010

IGREJA APOSTÓLICA E IGREJA PÓS-APOSTÓLICA – EM QUAL IGREJA ESTAMOS?

Oscar Cullman divide a Igreja em Igreja apostólica e igreja pós-apostólica, a primeira é aquela que pertence ao momento construtivo (ou da fundação) da história da salvação, ao passo que a segunda é aquela que pertence ao momento da ampliação, ou desenvolvimento quantitativo.

1. Igreja apostólica – A igreja apostólica sofre um desenvolvimento qualitativo, sobretudo na construção da Tradição, que é constituída sob a assistência extraordinária do Espírito Santo e por isso tem valor normativo para qualquer outra tradição futura. Com efeito, o apostolado é uma função que não, poder ser prolongada. Segundo Atos 1.22 o apóstolo é testemunha única, direta da ressurreição, e recebeu uma ordem direta do Cristo encarnado ou ressuscitado. Ele é como aquele que o enviou. Ele não pode transmitir a outros a sua missão absolutamente única. Depois de tê-la cumprido ele deve restituí-la àquele que lha confiou: Cristo. Somente os apóstolos do NT desenvolveram as mesmas funções de Cristo. Eis porque o NT usa as mesmas imagens para os apóstolos usadas também para Cristo: pedra, fundamentos e colunas. Tais imagens nunca servem para designar o bispo. Os apóstolos instituíram bispos e não outros apóstolos, pois não podem legar a outros suas próprias funções, que não podem ser renovadas. Os bispos sucedem os apóstolos, mas não enquanto apóstolos e sim enquanto bispos. O que significa que o apostolado não pertence ao tempo da Igreja, mas ao tempo da encarnação de Cristo. O apostolado consiste em dar testemunho de Cristo. É certo que a Igreja hoje também testemunha de Cristo, mas não se presta ao testemunho direto que caracteriza o testemunho dos apóstolos. O seu testemunho é um testemunho derivado, já que não repousa mais na revelação direta, que foi privilégio do apóstolo-testemunha ocular.

2. Igreja pós-apostólica – A Igreja pós-apostólica desenvolveu a origem eclesiástica e não tem valor normativo para as tradições sucessivas. Neste momento a história da salvação continuada pela igreja tem apenas um desenvolvimento quantitativo. Toda norma desta igreja pós-apostólica é constituída a partir da igreja apostólica, mas o magistério eclesiástico, não pode normatizar além da norma apostólica, haja visto, que não existe, segundo Cullman, magistério eclesiástico com privilégio da infalibilidade. O instrumento pela qual a Igreja pós-apostólica pode certificar-se de sua fidelidade à tradição apostólica e ao kerygma original é a palavra dos apóstolos. “O apóstolo não pode ter sucessores que exerçam o papel de reveladores em seu lugar, mas sim deve continuar ele mesmo cumprir essa função na igreja presente: na Igreja, não através da Igreja, mas através da própria palavra dia tou logou (Jo 17.20), ou seja, através dos seus escritos.

7 comentários:

  1. por que ate nossas igrejas batsta nacionais inventaram esse titulo de apostolo, sera que sentem mais poderosos, mais perto de Deus?
    ou subiu mais um degrau na hierarquia eclesiastica, vai saber ne!rsrs, qual sera o proximo titulo/? minha oraçao e que Deus de um espirito de humildade, altruismo,a nossas lideranças, que Deu tenham misericordia de nossa querida convençao

    ResponderExcluir
  2. A Igreja Romana inventou uma tradição posapostolica como se fosse um suplemento a Tradição apostolica registrada nas Escrituras.

    ResponderExcluir
  3. A Igreja romana não inventou nada, Ela viveu a história desde que Pedro foi declarado a pedra sobre a qual Cristo efificou a Sua Igreja até nossos dias. Não se esqueça que o Canon foi fornado pela Igreja muito antes que Lutero decidisse se rebelar; o que hoje diferentes denominações leem, é produto do trabalho dela, sem o que, não haveria Bíblia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os escritos que formam a Bíblia já eram lidos na igreja apostólica. O que aconteceu posteriormente foi a organização desses escritos no que chamamos de Bíblia.

      Excluir
  4. Essa ideia de dizer que Pedro foi a pedra sobre a qual Jesus Cristo edificou sua igreja atende apenas aos interesses do clero romano. Primeiro: a pedra é o próprio Jesus Cristo. A pedra angular, a pedra principal: Assim, já não sois estrangeiros nem peregrinos, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo Ele mesmo, Jesus Cristo, a principal pedra angular, em quem todo o edifício, bem ajustado, vai crescendo para ser um santuário sagrado no Senhor, em quem também vós sois juntamente edificados para morada de Deus no Espírito (Efésios).
    Segundo: Pedro é a pedra como são os apóstolos e os seus discípulos que foram edificados sobre Jesus Cristo.A igreja foi edificada sobre Jesus Cristo, ou seja, o Filho do Deus vivo. A igreja foi edificada sobre a profissão de fé de Pedro e não sobre Pedro. Pois o cerne da nossa fé é exatamente esta: que Jesus Cristo é o filho de Deus.
    Terceiro: Chegando-vos a Ele, a pedra viva rejeitada pelos homens, mas para com Deus preciosa e escolhida, vós também como pedras vivas sede edificados como casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por meio de Jesus Cristo. 1Pedro.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Não faria sentido Jesus Cristo edificar sua igreja sobre homens. Então ela seria de origem humana e não divina. Paulo já chamava a tenção disso:Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens?4 Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu, de Apolo; porventura não sois carnais? 5 Pois, quem é Paulo, e quem é Apolo, senão ministros pelos quais crestes, e conforme o que o Senhor deu a cada um? 6 Eu plantei; Apolo regou; mas Deus deu o crescimento.7 Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento 1 Coríntios.E Paulo continua: 11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.1 Coríntio. E Paulo continuando chama a atenção daqueles que querem edificar-se nos homens: 21 Portanto, ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso: Seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o undo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o porvir, tudo é vosso; e vós de Cristo, e Cristo de Deus.

    ResponderExcluir