quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

REDESCOBRINDO CRISTO NO CAMINHO DE NOSSA ESPIRITUALIDADE

Em Lucas 24.28-31 lemos: “E chegaram à aldeia para onde iam, e ele fez como quem ia para mais longe.E eles o constrangeram, dizendo: Fica conosco, porque já é tarde, e já declinou o dia. E entrou para ficar com eles.
E aconteceu que, estando com eles à mesa, tomando o pão, o abençoou e partiu-o, e lho deu.Abriram-se-lhes então os olhos, e o conheceram, e ele desapareceu-lhes”

Os discípulos estavam caminhando pelo caminho de Emaús. O que este caminho significa para nós hoje?

O caminho para Emaús significa nossa caminhada espiritual;
Os discípulos representam, eu, você a igreja;
O dia, a tarde, a noite que se aproxima representa a variedade de nossas experiências dentro de nossa espiritualidade.

O CAMINHO DE EMAÚS PARA OS DISCÍPULOS

Os discípulos de Jesus haviam experimentado de sua presença, participaram da comunhão com os apóstolos, viram e ouviram coisas maravilhosas;
Caminharam até a cruz e viram Cristo morrer e com ele morreram seus sonhos, esperanças e projetos;
O sepulcro lacrado, lacrou suas expectativas em relação ao Reino de Deus; para eles terminou a fase das promessas, vitórias e bênção que viram e receberam;
Só lhes restavam agora pegar o caminho de Emaús, que passou a significar:

Uma nova tentativa de viver e encarar a vida. Era uma tentativa de recomeçar;
Um afastamento do lugar da ressurreição;
Um distanciamento do lugar da vida.

O CAMINHO DE EMAÚS PARA CRISTO

Para Cristo este caminho era uma forma, um instrumento para que seus discípulos pudessem redescobri-lo;
Como Cristo lidou com eles nesta caminhada?

Jesus aproximou-se deles (v.15) – Não há caminho suficiente para nos afastar da proximidade de Cristo. Ele sempre fica perto.
Jesus ia com eles (v.15) – Não foi uma aproximação momentânea, um arrepio, uma sensação. Ele passou a caminhar com eles.
Jesus lhes falava (v.25) – Não há afastamento por maior que seja, nem coração endurecido, por mais duro que seja, nem olhos fechados, por mais cerrado que estejam, que resista seu falar. Quando ele fala os corações ardem!
Jesus lhes deu a oportunidade de convidá-lo para entrar (v. 28) – Ele não toca trombeta para dizer que está conosco e que devemos lhe convidar para entrar. Ele usa na maioria das vezes o gesto simples do ‘como que ia para longe’.

A REDESCOBERTA

A redescoberta se dá mediante a iniciativa de Cristo. É ele que se aproxima, caminha conosco, nos fala e nos dá a oportunidade de convidá-lo para entrar e manifestar a sua presença, com o intuito da redescoberta;
A redescoberta nem sempre se dá em lugares previsíveis (templo, culto, retiros, encontros), ele se dá na caminhada, cada um a experimenta a sua maneira;
A redescoberta se dá quando:

Chegamos no final do caminho de Emaús – aquele momento que achamos que não temos mais para onde ir;
Quando nossos pés cansam e nossa alma anela pelo repouso – momento da entrega;
Quando nosso dia se declina e nossa noite se aproxima – tempo em que percebemos que não podemos mas nos guiar pelo caminho, a menos que tenhamos a luz da vida.

Toda redescoberta gera um retorno (eles voltaram pelo mesmo caminho mas com uma nova mentalidade), a caminhada não muda, a mentalidade na caminhada é que muda.
Toda redescoberta gera um desejo de anunciar o que vimos, vemos e ouvimos. O serviço cristão é reativado na vida da igreja que redescobre Cristo em sua caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário