quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

TEOLOGIA NA VIDA DOS VOCACIONADOS

Preconceitos contra a Teologia: muitos por não saber o que é Teologia tem citado texto que aparentemente condena a Teologia. Exemplos: “A letra mata”. “Teologia é sabedoria do mundo, e a sabedoria do mundo é diabólica”.

Definição: “Teologia sistemática é qualquer estudo que responda à pergunta “O que a Bíblia como um todo nos ensina hoje” (Wayne Grudem). Se usarmos esta definição veremos que a maioria dos crentes faz teologia. Quando você responde uma pergunta com esta afirmação: “A Bíblia diz”, você está fazendo teologia.

Teologia desorganizada e teologia sistemática: No entanto a maioria dos cristãos leigos fazem teologia, ou fala dela, de maneira desorganizada. A teologia sistemática é aquela que trata de tópicos bíblicos de modo cuidadosamente organizada, afim de garantir que todos os tópicos importantes das Escrituras, mereça nosso cuidadoso estudo, de modo que não seja tiradas conclusões erradas ou uma ênfase desequilibrada em apenas um tópico das Escrituras.

Razões para se estudar a teologia:

1. Não é para aperfeiçoar a Bíblia, mas para cumprir a Grande Comissão de Mateus 28.19-20, precisamente no “ensinando a guardar todas as coisas que eu vos tenho dito”.
2. Para vencer nossas idéias erradas.
3. Para tomar decisões mais acertadas diante dos “ventos de doutrinas”.
4. Para nos ajudar a crescer como cristãos. Quanto mais soubermos sobre Deus e a Sua Palavra, mas vamos confiar nele, mais vamos louvá-lo, mais vamos obedecê-lo.

Como estudar a Teologia:

1. Com oração: A maioria das pessoas acham que estudantes ou professores de teologia não oram. Se a teologia é um simples modo de estudar a Bíblia, temos que fazer como o salmista: “Desvenda os meus olhos, para que contemple as maravilhas da tua lei” (Sl 119.18).
2. Com humildade: Aqueles que estudam teologia vão saber de muitas coisas que o crente comum ignora ou desconhecem totalmente. Por isso o estudante de teologia deve cingir com toda a humildade (1 Pd 5.5). Nossos argumentos teológicos é para abençoar e não humilhar os leigos.
3. Com a razão: Temos capacidade de pensar e usar este raciocínio para tirar as conclusões lógicas do ensino das Escrituras. Mas não poderá haver diferença naquilo que eu penso e o que Deus revela em sua Palavra.
4. Com a ajuda dos outros: Deus colocou “mestres” igreja. E devemos louvar a Deus por estes. Devemos permitir que aqueles que tem este dom de ensinar nos ajudem a esclarecer os sentidos das Escrituras. E um dos meios usado por Deus para tal propósito é o Seminário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário