quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

UMA BREVE EXPOSIÇÃO BÍBLICA DA DOUTRINA DA PREDESTINAÇÃO(2)

(3). Termos bíblicos para a predestinação - Vamos considerar os seguintes termos:

3.1. A palavra hebraica “yada” – Pode significar:
1. “conhecer”
2. “tomar conhecimento” de alguém ou de alguma coisa.
3. “tomar conhecimento de alguém com cuidado amoroso,
4. “fazer de alguém objeto de amoroso cuidado ou de amor eletivo.

Este é o sentido que aparece nos textos a baixos:
Ø “Porque eu o tenho escolhido, a fim de que ele ordene a seus filhos e a sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para praticarem retidão e justiça; a fim de que o Senhor faça vir sobre Abraão o que a respeito dele tem falado.” (Gn 18.19)

Ø “De todas as famílias da terra só a vós vos tenho conhecido; portanto eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades.” (Am 3.2)

Ø “Eu te conheci no deserto, em terra muito seca.” (Os 13.5)

3.2. As palavras gregas “ proginoskein” e “prognosis” – O sentido destas palavras no NT não são definidos pelo uso delas no grego clássico, mas pelo sentido especial de “yada”. Elas não indicam simples previsão ou presciência intelectual, nem mera obtenção de conhecimento de alguma coisa de antemão, mas conhecimento seletivo que toma em consideração alguém favorecendo-o, e o faz objeto de amor, aproxima-se da idéia de predeterminação. Este é o sentido das passagens a baixo:

Ø “A este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos.” (At 2.23)

Ø “Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse”. (At 4.28)

Ø “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Rm 8.29)

Ø “Deus não rejeitou ao seu povo que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como ele fala a Deus contra Israel, dizendo”.(Rm 11.2)

Ø “Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, na santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.” (1 Pd 1.2)

Estas passagens perdem seu significado, se as palavras forem entendidas apenas no sentido de conhecer alguém antecipadamente, pois neste sentido Deus conhecem todos os homens. Este conhecimento prévio inclui a certeza absoluta desse estado futuro, e por esta razão chega bem perto da idéia da predestinação. Em I Pedro 1:2 a palavra para "presciência" é a mesma para "conhecido" no vigésimo versículo do mesmo capítulo, onde o significado não pode ser "conhecimento" sobre Cristo. O conhecimento de Deus sobre as pessoas não tem limites, ao passo que Seu conhecimento de pessoas é limitado aos que são realmente salvos e glorificados.

3.3. A palavra grega “eklegethai” e “ekloge” – Muitos pensam que esta palavra incluem a penas a idéia de um chamamento para dado privilégio, ou a idéia do chamamento para a salvação, mas seu sentido não esgota nisto. A ênfase destas palavras recai no elemento de:
1. escolha ou seleção mediante o decreto de Deus, concernente ao destino eterno dos pecadores;
2. escolha acompanhada por beneplácito;
3. escolha de Deus de certo número de membros da raça humana colocando-os numa relação especial com Ele;
4. chamamento para dado privilégio;
5. chamamento para a salvação;
6. refere-se a uma eleição anterior e eterna.

Vejamos os textos a baixo:

Ø “(pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)”. (Rm 9.11)

Ø “Assim, pois, também no tempo presente ficou um remanescente segundo a eleição da graça.” ( Rm 11.5)

Ø “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor”. (Ef 1.4)

Ø “Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade.” ( 2 Ts 2.13)


3.4. As palavras gregas “proorizein” e “proorismos” – Estas palavras se referem à predestinação incondicional, ou absoluta. Elas se referem a predeterminação do homem para certo fim, e de acordo com a bíblia, o fim pode ser bom ou mau (veja At 4.28; Ef 1.5). Contudo , o fim a que se refere não é necessariamente o fim último, é um fim dentro do tempo, o qual por sua vez, é um meio para o fim último. Vejamos os textos a baixo:

Ø “Para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho predeterminaram que se fizesse”. (At 4.28)

Ø “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Rm 8.29)

Ø “Mas falamos a sabedoria de Deus em mistério, que esteve oculta, a qual Deus preordenou antes dos séculos para nossa glória.” ( 1 Co 2.7)

Ø “E nos predestinou para sermos filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade...nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade.” (Ef 1.5,11)

3.5. As palavras gregas “protithenai” e “prothesis” – A idéia nestes vocábulos é que Deus põe diante de si um plano definido. Refere-se ao propósito de Deus, de predestinar certos homens para a salvação. Estas palavras aparecem nos textos a baixos:


Ø “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. (Rm 8.29)

Ø “(pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama)”. (Rm 9.11)

Ø “fazendo-nos conhecer o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que nele propôs.” (Ef 1.9)

Ø “nele, digo, no qual também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas segundo o conselho da sua vontade.”(Ef 1.11)

Ø “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação, não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e a graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos eternos.” (2 Tm 1.9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário